sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

2012 - o ano da virada

  Aos 50 anos de idade eu  não esperava tantas mudanças em minha vida. Entretanto, elas aconteceram deixando-me num primeiro momento aturdida e asustada para depois eu perceber a beleza que é a renovação da vida.
  Para uma historiadora "conservadora" (no sentido de conservar as lembranças, o lar,  o emprego, a profissão, as atividades e hábitos) mudar de casa não estava nos meus planos. Eu havia construído um lar sólido e aconchegante, repleto de lembranças, no qual espera viver meus dias até a velhice.
   Por motivos alheios à minha vontade (e bastante tortos) fui obrigada a buscar um novo apartamento.  E foi aí que eu descobri o encantamento de poder organizar um novo lar, num novo lugar que gerou inúmeras oportunidades de conhecer pessoas encantadoras, passear com minhas "Mimis" por outras ruas de Curitiba, apreciar novas paisagens e ter ao alcance dos olhos e dos sentidos pinheirais de perder o fôlego.
Essa é uma das belas visões a que tenho o privilégio diário.


   E uma parte muito enriquecedora de todo o processo de mudança foi a constatação de que era necessário aliviar a vida de bens materiais que foram acumulados ao longo de tantos anos e dos quais eu não necessitava. Roupas, papéis, louças, enfeites, calçados,etc., dos quais eu nem mais me lembrava foram partilhados com pessoas para as quais realmente eles são necessários e úteis. Agora eu me sinto mais leve e há espaço em minha vida para as novidades. E o mais importante é que o desapego em relação aos bens materiais proporcionou um grande bem estar espiritual. E esse espaço será agora preenchido com novos amigos, com a valorização das antigas amizades e com a busca de mais conhecimento e de ricas experiências.
  Tenho uma sacada de vidro verde na qual minhas Mimis tomam sol, admiram a paisagem e se refrescam das altas temperaturas do verão. E ainda na qual, não raro, ficamos admirando o entardecer e as estrelas.
  As lembranças estão aqui renovadas, assim como meus preciosos livros e os amigos que têm me visitado.
  Como as mudanças, apesar de muitas vezes penosas no início, podem ser salutares e importantes!









Um comentário:

  1. Cara professora Lys,
    encontrei por acaso este seu blog enquanto procurava referências completas de obras de arte. Aqui elas estão completíssimas!
    Não esperava poder relembrar, a não ser revendo-a,suas histórias e as conversas que me interessavam muito. Este achado foi uma surpresa agradável.


    ResponderExcluir