domingo, 11 de setembro de 2011

10 anos dos atentados de 11 de setembro

O sul de Manhattan após o colapso das torres do WTC.
   
  Eu deixo aqui registrado o convite para que analisem a crônica de Luiz Fernando Silva Pinto sobre o mundo após os atentados de 11 de setembro de 2001. 
  A beleza e o realismo presentes no texto de Luiz Fernando Silva Pinto a respeito dos efeitos dos atentados de 11 de setembro para todos nós, os sobreviventes, é de uma beleza tocante porque parte da própria experiência do jornalista ao observar a realidade na qual cresceram os seus filhos e, como ele mesmo afirma, a de tantos outros filhos.
   Muito realista é o alerta que Luiz Fernando faz para o grande número de jovens que não tem emprego ou qualquer perspectiva de uma vida independente, autossuficiente e livre para participar das decisões que dizem respeito à sua existência.
  Como historiadora tenho que admitir que em nenhum momento da História da humanidade o mundo foi justo e livre de violência, mas os atentados de 2001 geraram novas justificativas para que os poderosos incitassem a guerra e o preconceito. E os aliciados para as ações que se seguiram foram e são jovens desesperançados. Há que se pensar muito sobre isso!

A foto de Jean Marc Bouju mostra um pai encapuzado consolando o filho num campo de prisioneiros em Najaf. A imagem é a prova dos efeitos terríveis do 11 de setembro: duas novas guerras, mais volência e a intolerância. A foto foi vencedora do prêmio World Press Photo de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário