terça-feira, 9 de agosto de 2011

Arte efêmera

 Toda a produção humana é efêmera, assim com a própria existência. 
 Durante muitos verões e invernos apreciei o trabalho e a persistência dos artistas de rua em Firenze. Postados na rua que leva à Ponte Vecchio, próxima à Galleria Degli Uffizi, os artistas passam o dia a reproduzir, com giz colorido no asfalto, as obras mais famosas do acervo da Galleria.    
  Um trabalho paciente que, na maior parte do dia, é realizado sob um sol inclemente ou sob o vento cortante dos dias cinzas e úmidos do inverno.
  Poucos são os turistas apressados que se demoram mais do que o tempo para uma ou duas fotos, mas os artistas continuam suas obras até a perfeição, muitas vezes alheios a todo o ruído ao redor.


     E após um longo dia de trabalho os artistas se vão ao entardecer, deixando suas obras a enfeitar as ruas de Firenze por um curto espaço de tempo, pois logo ao  anoitecer a prefeitura da cidade promove a lavagem de todas as ruas. Arte efêmera que não dura nem um dia. Entretanto, na manhã seguinte lá estão novamente os artistas. Arte efêmera... Persistência duradoura...




Um comentário:

  1. A grandeza desses artistas se mostra nesse desprendimento quase inconcebível para mim... De onde eles resgatam motivação para prosseguir criando? Aprender com eles talvez seja uma chave de felicidade para nós, mortais editores, cuja obra, além de efêmera, é também invisível.

    ResponderExcluir