sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Paixão - o grande segredo da vida

Para se ter uma vida plena, apesar da condição de mortal e do tempo nos escapa, é necessário sentir paixão em tudo e por tudo que se faz. É se apaixonar sempre. Pelas pessoas, pelos animais, pelas verdadeiras amizades, pelo colorido das plantas, pelo dia ensolarado, pela tarde folga e pelo tempo destinado à uma ótima leitura. Pelo filme tantas vezes já assistido, mas que continua a encantar e emocionar. Pela arte, pela História, pelos lugares já visitados e por tudo que está posto em nossas vidas. 
  E a esse respeito encontrei no livro que estou lendo o seguinte depoimento:


   Tive uma revelação sobre o amor aos vinte anos. Uma amiga mais velha voltou para casa depois de uma semana em Nova York. Estava extasiada com Picasso e Miró. Tinha visto uma exposição e trouxe uma pilha de livros que estudava atentamente. O que ela disse me chocou: "É como se eu estivesse apaixonada." A expressão no seu rosto – como se tivesse encontrado seu príncipe encantado.
MAYES, Frances. Todos os dias na Toscana: as quatro estações de uma vida italiana. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 103.


     Há quem entenda paixão apenas como uma relação amorosa entre duas pessoas. Paixão é um sentimento que pode ocupar todos os setores de nossa vida, colorindo-a e tornando mais fácil a caminhada. Desde muito pequena me apaixonei pela História e fiz dela uma paixão incondicional. Antes ainda me apaixonei por cães.  
   A arte, os artistas, suas vidas, suas senbilidades e seus tormentos se tornaram uma verdadeira paixão obsessiva. Paixão levada a tal extremo de me entristecer o fato de que, após tanto estudar, eu não consiga ler e conhecer tudo sobre as obras que aprecio.
JOY, George W. the bayswater onnibus, 1895. óleo sobre tela, 172 x 120 cm.
Museu de Londres, UK.

      Paixão pelos livros. Paixão pelos meus queridos alunos adolescentes e jovens com os quais tanto aprendi e aprendo. Especialmente pela grande paixão que trazem sempre estampada em seus rostos.
Júlia, Essa foto é para você! Intercâmbio Brasil – Japão 2006

Um comentário:

  1. Lys,

    Obrigada pela homenagem!!
    Parabéns pelo cuidado com o blog, está muito lindo!

    Beijos,

    Julia Elisa

    ResponderExcluir