Quando decidi viajar mais uma vez à Itália, Rosângela Ribas, além de minha querida amiga também uma profissional do turismo sem igual, me sugeriu que passasse pelo menos duas noites em Verona. Como era inverno e eu tinha planos iniciais de apenas estudar muito e visitar as cidades que já conheço, aceitei incluir em minhas férias Verona. E foram dois dias encantadores.
Verona é uma cidade muito charmosa. Ruas estreitas, construções do Antigo Império Romano, casarões medievais, ruínas, museus, portas nas diversas entradas da cidade; ou seja, tudo que uma historiadora pode amar. Entretanto, além de todos esses atrativos, Verona ainda possui um ambiente acolhedor que faz se sentir em casa até mesmo quem veio de longe.
A Casa de Julieta, a Julieta de Romeu e de Sheakespeare, está lá. Muitos afirmam não ser a original, mas é muito visitada e em seu interior mobílias, utensílios e vestuários que procuram reavivar o período em que Montéquios e Capuletos brigavam pelo controle da cidade e da região.
Tive a sorte de estar em Verona num domingo. Apesar do frio, as ruas do centro histórico ficaram repletas de pessoas que passeavam e faziam compras, aproveitando as liquidações que ofereciam os produtos com redução de até 80% nos preços. Como as ruas de Verona são estreitas, era uma verdadeira multidão que caminhava lentamente, apreciando as vitrines. Eu, no meio da multidão, apreciei as construções e suas decorações de fachada, os hábitos dos moradores e aquele clima de festa. Em nenhum momento fui tentada pelas liquidações, pois depois do made in China encontramos em nossa cidade todas aquelas marcas lá expostas. Visitei apenas as belas livrarias da cidade.
Na Piazza delle Herbe fica uma feira de artesanatos e alimentos típicos muito interessante. Vale a pena passear por entre as barracas, apreciando as artes e os aromas e sabores da culinária do Vêneto.
Verona possui a terceira maior arena construída durante o Império Romano. Foi construída no ano 30 d.C. e por 6 euros é possível visitá-la, subindo e descendo degraus. Lá do alto se tem uma vista maravilhosa da cidade. A arena possui a capacidade de receber 30 mil espectadores e, devido a sua excelente acústica, ainda hoje é utilizada para a realização de grandiosos eventos. Eu tive a sorte de poder apreciar o canto lírico de uma turista que resolveu testar se a acústica era realmente boa.
Um dos lugares mais legais de Verona é o Café Tubino que fica localizado na Via Cavour, próximo a Piazza delle Herbe. É um lugar pequeno e muito acolhedor. Desde as vitrines até o interior, o Café está repleto de objetos interessantes como bules, xícaras, saleiros, açucareiros, etc. Como era janeiro, a decoração era toda natalina. Impossível admirar todos os objetos. Ali provei o melhor chocolates quente de toda a minha vida! E a torta de nozes ... impossível descrever.
Como estou sempre em busca de afrescos, visitei as principais igrejas da cidade em busca de obras de Ghirlandaio.
Visitei Verona no inverno e assim fica a vontade de visitá-la em julho e poder desfrutar de uma cidade repleta de flores e ainda mais acolhedora.
À Rosângela, meus sinceros agradecimentos pela sugestão e pelos momentos inesquecíveis.
À Rosângela, meus sinceros agradecimentos pela sugestão e pelos momentos inesquecíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário