domingo, 16 de maio de 2010

Escrever e receber cartas.

  Com a vida agitada e repleta de trabalho, além das facilidades tecnológicas das quais dispomos, o hábito de escrever cartas está praticamente desaparecendo. Poucas são as pessoas que na atualidade destinam parte do seu tempo a escrever mensagens aos amigos e famíliares. Faço referência às cartas que são manuscritas e enviadas pelo correio.
  É obvio que passamos grande parte do tempo respondendo a e.mails. Muitas vezes um e.mail enviado acaba gerando uma reação em cadeia que se torna insuportável!

   Dispomos ainda do telefone ou da web para receber e enviar comprimentos, saudações e mensagens de apoio. Mas, nada substitui uma carta bem escrita, com primorosa caligrafia em um belo papel decorado. 
   E a espera deliciosa por uma carta ou pela resposta para uma anteriormente enviada! Hoje recebemos pelo correio apenas contas a pagar. Não é atoa que os carteiros já não são mais anciosamente esperados.
   Eu adoro enviar cartas à moda antiga. Para mim nunca um presente é entregue desacompanhado. Seu par imprescindível é um cartão de parabéns, de apoio, de agradecimento, etc.

O cinema já abordou o assunto de diversas formas. Das cartas tradicionais aos e.mails. Quem pode esquecer de obras como O carteiro e o poeta, Mensagem para você, P.S. I love you, entre tantos outros.
   Há pouco tempo, num domingo pela manhã,  assisti ao filme The love letter (A carta anônima). Um filme bem despretencioso que se passa numa pequena cidade chamada Loblolly by the Sea. A história toda se passa em uma livraria muito bagunçada, mas encantadora. O enredo se desenvolve em torno de uma carta, supostamente anônima, que vai contagiando diversos moradores da cidadezinha e mudando suas vidas. Adorei!
  A música tema do filme é assinada por Luiz Bacalov, compositor de obras inesquecíveis como o tema de O carteiro e o poeta.
   Para muitos pode ser apenas um filme insignificante, mas na história eu consegui observar o impacto que as belas palavras podem causar na vida das pessoas, a superação de desencontros e o resgate de amizades e amores.
  A seguir, alguns fragmentos do filme como convite para assistí-lo na íntegra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário